Casa Almada
Este trabalho consistiu reabilitação de um edifício de habitação corrente do final do século XVIII da cidade do Porto, tendo em vista a habitação permanente de um jovem casal.
Mostrou-se particularmente relevante para as opções tomadas o facto de o edifício se localizar na Rua do Almada, sendo parte integrante do primeiro momento de urbanização planeada da Cidade do Porto.
Considerando a possibilidade de acomodar o programa proposto às pré-existências, pretendeu-se que o projeto desenvolvido respeitasse a história, a autenticidade e as características que diferenciam o edifício. Foi por isso adotada uma postura projetual que evitou a realização de intervenções irreversíveis e que foi orientada para uma prática de reabilitação assente na preservação dos conceitos, materiais e técnicas associados aos processos construtivos originais.
Este projeto foi distinguido, em 2014, com uma Menção Honrosa do Prémio João de Almada, Prémio de recuperação do património arquitetónico da cidade do Porto.
Arquitetura: Maria Cristina Campilho Colaboração: Luísa Ferreira Engenharia: NCREP Localização: Porto, Portugal Data: 2012 Fotografia: Inês Guedes